Quinta, 15 de maio de 2025, 14h59
Manutenção periódica do pré-sedimentador garante eficiência no tratamento
Você já ouviu alguém dizer que a água na torneira chegou com uma cor diferente porque o rio está muito turvo? Essa explicação não procede de forma alguma e uma das razões é o pré-tratamento. A água só sai da estação de tratamento (ETA) depois de alcançar os padrões de potabilidade, ou seja, depois de se tornar de fato uma água potável, segura para o consumo.
Mas então o que acontece com a “lama” do rio que vem com a água? No caso das ETAs São Roque e Arapongas, a maior parte fica em uma unidade chamada de pré-sedimentador, que fica pertinho das bombas de captação de água bruta do canal retificado do rio Itajaí-mirim. É essa unidade, composta por duas células que juntas totalizam sete milhões de litros de água bruta armazenados, que permite que os materiais mais pesados, como areia, argila e plantas, se separem da água que vai para tratamento, prevenindo problemas em bombas, reduzindo manutenções e aumentando a velocidade e a eficiência da produção.
O que acontece com esses materiais é que eles decantam, ou seja, vão para o fundo do reservatório, enquanto a água superficial, já previamente liberada de parte das substâncias indesejadas, segue para as etapas de tratamento propriamente dito. No entanto, a única forma de remover os materiais que se acumulam no fundo é esvaziando as células e eliminando a “sujeira” por meio de uma espécie de ralo. E é isso que está acontecendo agora: a primeira parte foi executada na quarta-feira (14) e a segunda divisão será concluída nesta quinta (15). Como a desativação foi feita de metade da unidade em cada dia, não houve impacto no abastecimento, apenas benefícios.
Essas limpezas completas são programadas a cada seis meses, mas o período entre elas pode ser encurtado caso a turbidez do rio esteja muito alta, o que faz com que o acúmulo de materiais seja mais rápido. O Engenheiro Civil Flávio de Faria, Diretor de Saneamento do Semasa, entende o procedimento como parte da busca de excelência no tratamento: “Estamos desenvolvendo grandes projetos, mas não perdemos de vista o cuidado com toda a estrutura que assumimos. É essa dedicação contínua que garante a qualidade da água, enquanto ampliamos a produção para nos superarmos também na quantidade”.
Então não se preocupe com a turbidez do rio: ela fica no fundo do pré-sedimentador, esse pouco conhecido, mas muito eficaz, parceiro da água boa.
115
SAC 0800 645 0195
(47) 3344 9000
(47) 99261 3492
Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101