Alto consumo dificulta recuperação do abastecimento de água em Itajaí e Navegantes

Retornar

17/12/2025 20h41

Rompimento de adutora paralisou o sistema de produção e distribuição na terça-feira

 

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que o abastecimento de água tratada de Itajaí e Navegantes ainda não conseguiu se recuperar dos prejuízos causados pelo rompimento de uma adutora na última terça-feira (16). Na noite desta quarta-feira (17), o reservatório do Morro da Cruz está completamente vazio, reduzindo a pressão nos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava.

O reservatório de Cabeçudas também zerou nesta tarde, reduzindo o fornecimento de água para o bairro durante a próxima noite. Ocorrências de baixa pressão ou falta de água também foram verificadas em bairros como Itaipava, Ressacada, Nossa Senhora das Graças, Cordeiros, Dom Bosco, Santa Regina, São Judas, São Vicente e Vila Operária.

A maioria dos boosters, que são bombas de recalque que regulam a pressão entre as diferentes altitudes, entraram em desligamento automático para proteção dos componentes. Isso significa que a pressão na rede é insuficiente para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos e levar a água aos terrenos em regiões altas.

A economia de água, sem desperdícios, é fundamental para recuperar a pressurização adequada em todos os bairros da área urbana. O principal conjunto de reservatórios do sistema, no São Roque, está em 43% da sua capacidade, com redução acelerada nas últimas horas.

A produção está em capacidade máxima, mas não alcança a demanda, quadro agravado pela perda de reservação durante o serviço de recuperação da adutora na rua Expedicionário Aleixo Maba. O consumo consciente é a principal ferramenta para a minimização dos danos coletivos. Todas as atividades que necessitem de muita água devem ser adaptadas ou adiadas.

O atendimento do Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e (47) 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.